A Turma da Gatolândia

Hanna-Barbera
EUA - 1969
Era um programa produzido pela HB para a rede de televisão ABC e apresentado originalmente nos Estados Unidos, entre 1969 a 1971. O programa tinha uma hora de duração e continha quatro segmentos: Cattanooga Cats, Around the World in 79 Days, Motormouse and Autocat e It´s the Wolf!.

Cattanooga Cats
Hanna-Barbera
EUA - 1960

Desenho animado que narrava as aventuras de um grupo de gatinhas de rock "sessentista" que viajavam numa turnê de ônibus e onde geralmente acabavam encontrando problemas e confusões envolvendo fantasmas, duendes, múmias e coisas do gênero, além de tentar fugir do assédio de uma caçadora de autógrafos, muito persistente chamada Jessie. Também havia um cachorro azul que pertencia a Kitty Jo. Os vídeo-clips da turma são o ponto alto do show. Baseado num movimento artístico da época - o psicodelismo - os planos de fundo são totalmente coloridos e com formas diversas, sendo um dos melhores momentos da Hanna-Barbera. O tema de abertura, foi um sucesso (o "Jabba-Da"). Para completar, a turma de gatos tem o visual hippie e se utilizam de gírias da época (babado, camarada, manda brasa).

  • Country: era o líder da banda, cantor e guitarrista que também e dirigia o ônibus.
  • Conceição / Kitty Jo: cantora, dançarina e namorada de Country. Ela tinha um cachorro azul chamado “Tinzinho”.
  • Figura / Scoots: o baixista baixinho
  • Groove: o que falava tudo rimado. Ficava com instrumentos, bateria.

Os vocais eram dos cantores Michael Lloyd e Peggy Clinger. Um álbum com a coleção de músicas da banda foi lançado simultaneamente com a série. Os gatos também apareceram juntos com outros desenhos, mas são mais bem lembrados por sua performance musical.

Vídeo:

Cattanooga Cats My Girlfriend Is A Witch (inglês)


Zé Bolha
Juca Bala e Zé Bolha (MotorMouse and AutoCat)
Hanna-Barbera
EUA - 1969
O gato Zé Bolha trabalha numa oficina mecânica construindo carros de corrida super-potentes para vencer seu rival Juca Bala, um veloz ratinho numa possante motocicleta.
Ambos os corredores e suas máquinas de corridas sempre apresentam um segredo em cada curva. Como em todo desenho de gatos e ratos, o roedor sempre acaba levando a melhor, visto que os métodos usados pelo felino nem sempre são lícitos.
Juca Bala tem um bordão: "Puxa vida!" e também se utiliza de várias gírias da época. Os episódios de Juca Bala e Zé Bolha passavam como segmento de um programa chamado "A Turma da Gatolândia" até 1970, quando ganharam seu próprio show.
Vídeo:

Zé bolha e Juca bala - canalDDA (português)

Nenhum comentário: