Aristogatas (Aristocats)

Walt Disney
EUA - 1970
A encantadora história começa em Paris, quando uma bondosa e excêntrica milionária decide deixar em testamento toda a fortuna à sua família - uma família de gatos da alta sociedade. Escutando os seus planos, Edgar, o ganancioso mordomo que pretendia a herança, rapta Duquesa, a elegante e educada mãe gata, e os três irrequietos gatinhos abandonando-os depois no campo. O charmoso O'Malley, um corajoso gato vadio que ocasionalmente passava por perto, oferece-se então para ajudá-los a regressar a casa. O filme é considerado um dos grandes clássicos da Walt Disney, entretanto reeditado. Além disso, cenas de animação do próprio filme são re-utilizadas diversas vezes, como durante a cena final que reúne partes do número "Evr'ybody Wants To Be a Cat" (repare que o Gato Chinês chega a aparecer duas vezes no mesmo quadro). Fez mais sucesso de bilheteria na Europa do que na América (sua recepção na França foi excelente), dando como certa a continuação do legado de Walt Disney mesmo depois de sua morte.
A elegantíssima Duquesa é uma linda persa criada para a película e há quem diga que desde sua criação nunca mais nenhuma gata lhe chegou às patas! A magnífica voz por de trás daquela bola de pêlo delicada e bela era a igualmente deslumbrante: Eva Gabor.
Os irmãos Marie, Berlioz e Toulouse
A charmosíssima, Marie é outra gata que está invadindo as prateleiras da moda, dos bichinhos de pelúcia e milhares de objetos de papelaria, vez por outra, acompanhada de seus irmãos.
Thomas O'Malley
O'Malley atacava como crooner de uma jazz band felina composta por Rei gato (trompete), Cicillo (acordeão), Ringo (violão) e Ching Ming (bateria), para encanto de Duquesa e seus filhotes.
Gato Pilantra
Uma curiosidade é que o personagem Gato Pilantra (Scat the Cat) era para ter sido dublado por Louis Armstrong. Sendo assim, a aparência do personagem foi modelada com base em Armstrong - o modo que ele tocava seu trompete, sua psique, e até mesmo a aparente separação entre seus dentes. No entanto, Louis Armstrong desistiu de sua participação no filme no último minuto.
Vídeo:

Aristogatti – Tutti quanti vogliono fare jazz (tem em várias línguas, mas a italiana é a melhor de todas)

Nenhum comentário: