Cats

Llyod Weber / T. S. Eliot (poemas)
Inglaterra - 1981
Pode-se afirmar que os gatos cantores mais famosos do mundo podem ser encontrados no musical Cats, composto por Andrew Lloyd Webber que teve sua estréia em Londres em 1981, mas que se consagrou por mais de vinte anos em cartaz na Broadway, batendo os recordes de musical que ficou mais tempo contínuo em cartaz e de mais lucrativo de todos os tempos. Já foi vista por mais de 50 milhões de apreciadores, num total de 45 mil apresentações. Para realizar esse espetáculo, Llyod Weber musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos e acrescentou um roteiro, onde Memory foi uma das suas músicas de maior sucesso (gravada por mais de 170 artistas!).
Baseado em 14 poemas do livro infantil “Old Possum’s Book of Practical Cats”, do poeta americano T.S. Eliot, conta a história de um grupo de gatos que se reúne numa noite para escolher qual entre eles poderá renascer para uma nova vida na terra mítica de Heavyside Layer.
Entre os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, estão os marcantes personagens: Munkustrap, o narrador da história, e Grizabela, the glamour cat que comove a todos com o sucesso “Memory”, (canção gravada cerca de 150 vezes e imortalizada nas vozes de Barbara Streisand, Barry Manilow, José Carreras e Sarah Brightman, etc). Outros nomes ainda muito lembrados são Rum Tum Tugger, Bombalurina, Electra, Etcetera, Exotica, Munkustrap, Quaxo/Mr.Mistoffelees, entre outros.
O cenário lembra os becos onde os gatos costumam ficar. Um dos aspectos mais impressionantes são as passagens para o elenco de Cats. Eles aparecem em cena, quase do nada, por meio de túneis ou estreitas passagens. E quem tem gato sabe como é: eles aparecem do nada, procuram por carinho (comida), e ficam passando entre as pernas dos donos e passeando entre a platéia.
Enfim, é um musical inspirado, divinamente coreografado e com letras e arranjos que ficarão eternizados, pelo menos, por nós, eternos apaixonados por CATS!..
O musical teve sua estreia no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) em 2006, e em Portugal em 2004 e 2006.
Pra quem perdeu a oportunidade de apreciá-los pessoalmente, está disponível o DVD, gravado em 1998, no Adelphi Theater de Londres, contando com a participação de artistas tais como: Elaine Paige, John Mills, Ken Page, Rosemarie Ford , Michael Gruber, John Partridge, Aeva May, Geoffrey Garratt, James Barron, Jo Gibb, entre outros.
Vídeo:

Grizabela canta Memory

Nenhum comentário: