Tom

Tom & Jerry
William Hanna e Joseph Barbera
EUA -1940

A dupla começou em um curta da MGM chamado "Puss Gets the Boot", que foi para os cinemas em fevereiro de 1940. Neste curta, Tom se chamava Jasper e Jerry ainda não tinha um nome. Somente depois os produtores batizaram os personagens de "Tom e Jerry". Desde então, o desenho tem acompanhado várias gerações e recebido vários prêmios. Após um tempo o desenho passou para as mãos de Gene Deitch e Chuck Jones.
Tom é um gato doméstico azul e cinza, muito rápido, moderado e fino-descascado, enquanto Jerry é independente e oportunista. Há cerca de 160 desenhos entre 1940 e 1957, onde a caça infrutífera ao Jerry faz o Tom "de gato e sapato"!Em 2006 "Tom e Jerry" recebeu uma forte crítica do governo da Inglaterra, por ter sido exibido um episódio em que Tom fuma dentro de uma limosine. O governo inglês achou inaceitável a exibição daquela cena. No Brasil, os desenhos de Tom e Jerry já foram exibidos nos anos 80 pela TV Record e atualmente são transmitidos no canal SBT.Formando uma dupla adorável sabem que, no fundo, não conseguem viver um sem o outro! A sua popularidade atingiu tal nível que voltaram e não saíram ao longo das décadas de 80 e 90. A virada do século manteve-os na televisão com temporadas curtas recheadas de loucas aventuras, sem esquecer os DVDs, videojogos, livros e inúmeras participações especiais em outros filmes.

Vídeo:

Hungarian Rhapsody ;
Quiet Please!(português)

Butch
Tom & Jerry
William Hanna e Joseph Barbera
EUA -1943
Assim como bulldog Spike o gato Butch, rival de Tom, marcou presença na trama.
Apareceu pela primeira vez em Baby Puss - 1943 como líder de um grupo de gatos de rua e usualmente ajudavam Tom. Mas Butch e Jerry atormentavam Tom por ser tratado como um bebê pela sua dona, inclusive colocando fraldas e roupinhas de bebê.
Depois Butch apareceu como rival de Tom, onde disputava o afeto das crianças, ou a atenção das fêmeas e até nos esportes e na caçada ao Jerry.
Vídeo:

Baby puss;
Springtime for Thomas

Nenhum comentário: