Bichento (Crookshanks)

da série de livros e filmes de Harry Potter
J. K. Rowling.
Inglaterra - 1993

Bichento é uma criatura fascinante das histórias de Harry Potter. É uma espécie de gatão ruivo, de cara amassada e rabo de escova, além das pernas arqueadas. Na verdade ele é uma mistura de gato com kneazle (amasso: um tipo de gato, muito inteligente, e um tanto agressivo, que consegue detectar quando não se pode confiar nas pessoas). Hermione Granger o comprou na loja de animais mágicos do Beco Diagonal em 1993. De acordo com a bruxa que o vendeu, Bichento estava à venda durante muito tempo e ninguém queria comprá-lo. Foi Bichento quem ajudou Sirius Black a trazer Pedro Pettigrew para dentro do Salgueiro Lutador e revelar a verdadeira história a Harry Potter sobre o assassinato de seus pais.
Ele é muito querido por Hermione e seus amigos, inclusive por Rony quando descobriu que ele tinha todos os motivos para não gostar do rato Perebas (Pedro Pettigrew).Não só ele percebeu que o rato era Peter como no livro três, descobrimos que Bichento fez amizade com Sirius Black na forma animago, Almofadinhas. Foi ele quem roubou as senhas para a sala comunal da Grifinória.

Além de bichendo, outros gatos surgem nas histórias, sempre carregando um bom toque de misticismo e graciosidade. O que Arabella Figg e Argus Filch têm em comum? Ambos possuem as iniciais A.F. ; ambos possuem uma estranha ligação com gatos; ambos são abortos (filhos de pais bruxos que possuem pouco ou nenhum poder mágico).

Arabella Doreen Figg era residente de Little Whinging, vizinha dos Dursleys, que tomava conta de Harry quando os tios saiam. Uma velha idosa, dona de vários gatos, que passou anos se escondendo próxima a casa dos Dursley à mando de Dumbledore para que monitorasse a vida de Harry com Válter e Petúnia. Por ser um "aborto" era a espiã perfeita para a Ordem da Fênix, já que o Ministério da Magia não mantêm um registro de bruxos abortados. Com uma grande paixão por gatos, usava-nos para ajudá-la a tomar conta do garoto (e também fazia com que Harry, em suas visitas, visse fotos de todos seus gatos enquanto servia bolos velhos para ele). A Sra. Figg cria cruzas de gatos com "amassos" como forma de sustento, e, pela natureza inteligente desses animais, não é de se admirar que eles sejam tão úteis.


Argus Filch é o zelador de Hogwarts. Conhecido por seu saudosismo pelo tempo das punições e por seu rigor nos castigos, é a pessoa que mais conhece Hogwarts. Tem uma gata chamada Madame Norra. Apareceu pela primeira vez no livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. Pelo que sabemos do zelador, sua grande paixão é a gata Madame Norra, que ele chama de minha querida. Eles estão sempre juntos e quando ela foi petrificada pelo basilisco, no livro dois, Filch ficou desesperado e manteve guarda na cena do crime o quanto pode.


E não podemos esquecer da professora Minerva Mc Gonagal (Primeira aparição em livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal + todos filmes) que tem a habilidade de se transformar em gato, por ser um animago (latim magus=bruxo + animal), portanto um bruxo que se trasnforma em animal.

Nenhum comentário: