Lúcifer

Gato da madrasta de Cinderela - A Gata Borralheira
Ward Kimball - Walt Disney
EUA - 1950
Lúcifer é o gato da terrível madrasta de Cinderela na história adaptada da obra italiana de Charles Perrault do século XVII (a versão mais antiga é de 860a.C da China!).
Como sempre na Disney, o grande desafio é saber cercar um conto simples e familiar criando personagens secundários e seqüências divertidas o bastante para prender a atenção e dar aquele toque sabor Disney aos contos. Como sempre, as maiores invenções nessas linhas foram os amigos animais de Cinderela: os ratos Jaque e Tatá; os passarinhos; o cachorro Bruno; e seu inimigo coletivo, Lúcifer o gato.
O animador Ward Kimball disse que achou a inspiração para o gato Lúcifer no próprio quintal. "Um gato gordo, grande e preguiçoso" que se aproveitava de qualquer chance para fazer todo o mundo se acomodar a seus pés. Ward imediatamente viu maior entretenimento em um mimado e desumano desordeiro do que num gato comum com fome de ratos. Houve certa polêmica num trecho em que o cachorro (Bruno) que acabara de ter um pesadelo com o gato (Lúcifer) e Cinderela tenta convencer o cachorro de que Lúcifer tem seu lado bom... Muitos pais temeram que seus filhos pudessem pensar isso a respeito do diabo também.
Vídeo:

Cinderella - Lucifer's Revenge (inglês)

Nenhum comentário: