Frajola / Silvestre (Sylvester J. Pussycat)

Looney Tunes
Warner Bros
EUA - 1945

Frajola (Silvestre em Portugal) é um gato preto e branco com nariz vermelho e personalidade traquina. Às vezes pertence à vovó, e as vezes, o Gaguinho. Na maioria das histórias, seu objetivo é apanhar o canário Piu-Piu (Tweety). Noutras ocasiões, tenta apanhar o rato mexicano Ligeirinho (Speedy Gonzalez em Portugal). Frajola é freqüentemente mostrado como um gato malévolo e meio bobo e obcecado por comer Piu-Piu, e frustra-se a cada tentativa pela suposta inteligência superior do canário que se torna, por vezes cínico e sádico por trás de sua aparente ingenuidade ("Eu acho que vi um gatinho"), mas sempre equipado com recursos para fuzilar, retalhar, esmagar, picotar e achatar Frajola. No fim das contas, o "mais fraco" sempre derrota o "mais forte". Frajola é certamente o gato mais persistente! Frajola também tem um problema de dicção que o faz falar cuspindo igual ao Patolino, e inclusive o ator Mel Blanc que fazia a voz de Frajola e dos outros Looney Tunes nos Estados Unidos, definia a voz do Frajola como sendo a mesma de Patolino, porém desacelerada.Um dos gatos mais premiados de Hollywood, conhecido também pela sua maneira muito particular de balbuciar a famosa expressão: "Sufferin succotash!"(santa estupidez!), foi ainda protagonista nas películas hollywoodescas "Roger Rabbit" e "Space Jam", entre muitas outras participações fabulosamente felinas. Frajola e Piu-Piu, que já existiam separadamente no cinema, foram acoplados em 1949 por Friz Freleng.

Vídeo:

Sylvester And Tweety Mysteries Opening TitlesVeja também: Carrotblanca


Junior (Silvester Jr.)

Looney Tunes
Warner Bros
EUA - 1950

Basicamente, uma miniatura cabeçudinha do pai, Junior é um espertíssimo gatinho de apenas 3 anos e meio. Apareceu pela primeira vez em Pop 'im Pop. Mel Blanc fez a voz de ambos, pai e filho. Mais tarde, a voz passou para Joe Alaskey. Jr. apareceu pela primeira vez em 1950 em Pop 'im Pop.


Vídeo:

Whos kitten who (espanhol)


Frajuto (Furrball Cat.)
Looney Tunes

Warner Bros
EUA - 19??
FrajutoFrajuto é aquele sujeito sem sorte que sempre está se envolvendo em alguma enrascada pela sua incapacidade de evitar situações assim. Embora não pareça se relacionar muito com o seu mentor, Frajola, ainda assim segue bem a tradição de "gato Looney Tune", e poderíamos até considerá-lo o equivalente Tiny Toon a um personagem como o Vagabundo, de Chaplin. Frajuto não fala, assim como Carlitos, Coiote Coió e Little Beeper. Começara nos episódios de Tiny Toon como um gato sem lar, mas eventualmente foi adotado por Maria Melodia, passando a viver na casa dela juntamente com a canária Sweetie, passando a ter um objetivo concorrente ao de Frajola.
Vídeo:

Fifi Stalks Furrball (inglês)

Um comentário:

Chiquinho disse...

Há fontes controversas sobre Jr. Uma delas diz que sua 1a aparição foi em Março / 1960, com:
Goldimouse and the Three Cats