Felix

Otto Messmer (cartunista)
EUA - 1900

Felix é um gato preto, gentil e beeem velhinho. Em sua primeira concepção, Felix era apenas um gatinho curioso e travesso, mas foi ganhando esperteza com o tempo, embora sempre metido em atrapalhadas e portando aquela malinha especial e o seu rabo desprende-se do corpo e fica com a forma de Félix!
É considerado a primeira verdadeira estrela de filme. Sua primeira aparição foi em um curta nos início de 1900 chamado "Feline Follies" (Gracinhas Felinas). A figura do gato Felix feita de papel machê foi posicionada em um gravador e foi transmitida em torno de 2 horas por dia. Essas primeiras transmissões consistiam em objetos como o Gato Felix ou texturas e fotografias. Felix foi utilizado por quase uma década e os experimentos resultaram em imagens com maior definição.
A transmissão eletrônica da TV começou em 1928 com Felix! sobrinhosNos primeiros dias do desenvolvimento da televisão foi necessário monitorar e ajudar a qualidade da imagem transmitida com objetivo de obter uma mais definida. Para fazer isso, engenheiros requisitaram um 'ator' para estar constantemente sob as luzes do estúdio que queimavam enquanto eles melhoravam a imagem, e Felix se encaixava perfeitamente. Ele era preto e branco, alheio ao calor das luzes e trabalhava bem barato (na verdade um único pagamento era tudo que era necessário). Em pouquíssimo tempo ele era mais popular do que estrelas de cinema e líderes mundiais da mesma era. KittyLogo depois ele foi impresso e publicado em 250 jornais e numa infinidade de línguas atingindo praticamente todo canto do globo. Agora ele é publicado pela Felix Comics Inc. em várias revistas e publicações. Todos sabem que ele voltou menos angular, mudado para o mais arredondado e mais amável personagem que é hoje. Seu corpo redondinho e preto, seus olhos enormes e seu sorriso largo são instantaneamente reconhecíveis em todo o mundo.
A marinha norte-americana até criou uma medalha com Felix The Cat em 1935. A revista estadunidense TV Guide, o elegeu como um dos 25 personagens de cartoon mais conhecidos do mundo. Felix possui um reconhecimento mundial de 94,7% entre pessoas de várias gerações. Dizem que o rato Mickey foi criado secretamente com os mesmos traços do gato Felix para entrar com tudo na concorrência!
Sua primeira aparição no Brasil foi em 1929 nas páginas da Gazeta Infantil ou Gazetinha, tipo de suplemento do jornal. Mais tarde, com as animações, as dublagens foram feitas por: Márcia Gomes, José Luiz Barbeito e Leda Figueiró.
Além do célebre Felix, com ele tiveram vida também os personagens Kitty, a namorada e Inky e Winky, os sobrinhos.
Vídeo:

Vídeo: Minisode 6

Nenhum comentário: